BOTOX
Realizamos vários movimentos faciais ao longo das nossas vidas: sorrir, franzir a testa, apertar os olhos, mastigar, dentre outros. Qualquer movimento facial pode eventualmente levar aos sinais mais comuns de envelhecimento: rugas. As rugas fazem você parecer cansado ou até irritado quando não está. Uma das soluções mais rápidas e mais seguras para remover as rugas é a injeção de toxina botulínica.
A toxina botulínica do tipo A e do tipo B são substâncias purificadas, derivadas a partir de uma bactéria. A injeção dessa substância bloqueia os sinais nervosos musculares, enfraquecendo o músculo de modo que não se contraia, diminuindo as rugas faciais indesejadas.
Embora pareça simples, na verdade, a aplicação de Botox é uma arte e ciência que só um experiente profissional de saúde deve realizar. Há 43 músculos na face e é vital que a pessoa que aplica as injeções entenda e identifique os pontos corretos para otimizar seu tratamento, profissionais dermatologistas e cirurgiões plásticos são os mais aptos para aplicar o produto.
A toxina botulínica também possui finalidades terapêuticas, além de promover a prevenção e a suavidade de linhas e marcas de expressão. Algumas utilizações são:
ENXAQUECA: quando o tratamento medicamentoso não é suficiente.
DISTONIAS: alivia as contrações musculares intensas em alguns casos.
HIPERIDROSE: suor excessivo nas axilas.
BRUXISMO: aperto ou ranger dos dentes durante o sono ou a vigília.
ESPASMO HEMIFACIAL: o famoso “tique nervoso”, com contrações rítmicas e involuntárias.
ESTRABISMO: a toxina botulínica paralisa feixes musculares que podem tracionar o globo ocular.
INCONTINÊNCIA URINÁRIA: o botox diminui a hiperatividade dos músculos que podem causar a incontinência.