OTOPLASTIA

O que é?
É a cirurgia utilizada para corrigir orelhas proeminentes (“de abano”), de modo que fique mais harmônica com o formato do rosto.

Para quem é indicada?
Indicada para pessoas que possuem essa característica e desejam alterá-la. Além disso, aspectos como a assimetria na forma, no tamanho e/ou na angulação, malformações congênitas, ou deformidades pós-traumáticas também podem ser motivos de adesão. O foco é tanto estético quanto funcional, e o cirurgião preza pela a forma das orelhas, pelo volume e pela posição, de modo que harmonize com o rosto do paciente.

A angulação pode ser classificada de acordo com o grau, definido em avaliação. Geralmente, essa característica pode ser associada a bullying nas escolas, por isso, o cirurgião saberá responder se a criança ou pré-adolescente já possui a estrutura das orelhas formadas para submetê-la ao procedimento.

Como é o procedimento?

É realizado com o paciente sedado e com anestesia local, dura em média uma hora. A cirurgia deve ser realizada em ambiente hospitalar. A incisão é atrás da orelha, seguindo a dobra natural da pele, neste local é feito a retirada do excesso de pele e o ligamento da cartilagem, algumas vezes retiramos parte da cartilagem.

Como é a recuperação?

O paciente pode ficar internado por algumas horas após a cirurgia. As queixas de dor no pós-operatório da otoplastia são raras. Caso ocorra, o médico deve ser avisado. Normalmente, a dor passa com o uso de analgésico prescrito pelo médico. As atividades podem ser retomadas em cerca de uma semana.

Mais informações, dúvidas ou agendamento:

×